terça-feira, 20 de dezembro de 2011

amamentar é preciso

Na verdade a amamentação não tem nada da precisão da navegação, muito pelo contrário: não tem matemática, biologia, anatomia, psicologia ou física que dê conta deste fenômeno multicausal que é a amamentação.

Só que me foi impossível escapar de parafrasear Fernando Pessoas: "amamentar é preciso, viver não é preciso" com todas as suas interpretações. Arthur, na sua boia amarela, sentindo-se livre, repetia sem parar: "tô navegando! tô navegando! tô navegando! tô navegando!" com seu jeito próprio e fofo de falar.

Assim que me viu, naquela pocinha, só com os peitos fora da água, não resistiu: "qué mamá pú!" e quem não resistiu fui eu. Topless e, pela primeira vez, tivemos leitinho salgado. Foi delicioso! Tão relaxante que até cochilou...



Na mesma hora lembrei de vocês todas, escrevi mentalmente esse post e fiz o marido correr para pegar a máquina: tenho perdido excelentes momentos porque resisto a dar uma pausa no momento para registrar em pixels.

---

Mesmo num domingo, numa praia maravilhosa, onde mantem-se de pé uma das únicas barracas de praia da Região Metropolitana de Salvador, dá para ter um pouco de "exclusividade" num dia de domingo: basta abrir mão do conforto da barraca e se afastar um pouco do burburinho. Super recomendo visitar o "Buraco da Velha" em Lauro de Freitas, comprar, ou mesmo alugar, um guarda-sol, escolher uma poça só sua (ou quase) e estender uma canga, uma toalha ou uma esteira e curtir.

Longe da barraca, para comer bastam umas boas frutinhas trazidas de casa ou picolés e água de coco comprados dos ambulantes ou mesmo um leitinho na areia ou dentro do mar para os bebês.

Se o passeio durar e a fome apertar, uma baiana pode te salvar: acarajé e abará! Recomendo! Só não pode esquecer de levar o lixinho de volta.

---

E pensar que um dia achei feio ver menininho "grande" mamando. Felizmente tive um Arthur para "pagar a língua" e perceber como esta experiência da amamentação prolongada pode ser gratificante, saudável e deliciosa! Dar de mamar nas águas mornas da Bahia foi maravilhoso. Floripa, aí vou eu: nos aguarde com suas águas frias!

27 comentários:

Ana Campos disse...

Foto linda Mari!!!
Realmente esses momentos merecem um registro especial...

bjs e feliz natal pra vcs!!!

Aline - BA disse...

Que linda foto! Tenho mto q aprender por aqui viu? bjs.

Cris disse...

Que momento maravilhoso, Mari! Pela foto deu pra sentir teu contentamento e a paz do Arthur.
Beijo

Nine disse...

Mariiii! Que foto linda demais! Agora fui eu quem suspirou aqui! Que bom que vc conseguiu registrar em pixel o que ficará na sua memória para sempre! E nos brindar com essa imagem linda! Eu tb fui dessas que achava "ridículo" um bebê grande mamando nos peitos da mãe...ainda bem que passei dessa fase e hj posso admirar momentos como esse e desejá-los novamente para mim!

E ó, em Floripa, se puderes, vai conhecer a praia da Armação e do Matadeiro, do lado sul. A água é gelada, mas a areia é branquinha e a paisagem é deslumbrante para quem curte uma natureza! Recomendo tb o passeio para a Ilha do Campeche, um paraíso no meio do mar, e se quiseres águas mais quentes, vá às praias do Forte, da Daniela, Ingleses e Canasvieiras (essas duas lotam de hermanos, fica o aviso, hehe) e de Jurerê, todas do lado norte da ilha.

Beijos e boa estadia no meu Estado do coração!
Nine

Francine Barrionuevo disse...

MAri não tem como não dizer que sua foto ficou mara e o rostinho do Arthur e aquela mãozinha gorda foi a coisa mais fofa que eu vi hoje. bjo grande.
Ahh e eu tenho que confessar que eu também achava feio, criança grande mamando, mas você conseguiu derrubar os meus preconceitos com essa foto. Hoje como eu queria ter tido peito para amamentar o Felipe até essa idade.

Carol disse...

aaaaah chorei.

hj mesmo tava conversando com Maridón sobre o quanto eu amo amamentar, sobre o quanto eu acho que é necessário, vital e maravilhoso. Espero, daqui a algum tempo, ter uma foto dessa tb!

por enquanto, te deixo os parabéns pela conquista e muita admiracao, viu?

beijao grandao!

Priscila Nascimento disse...

Que maravilha de foto, amei!

bjos,

maededudu.blogspot.com

Vanessa Cavasotto Leite disse...

Que foto linda! Essa mãozinha fofa no peito é demais!
O meu deixou de mamar esse mês (entre 10 e 11 meses) e de vez em quando me presenteia com uma ou outra mamada de despedida e eu fico toda feliz de novo...queria amamentar mais, mas ele não tá mais a fim...eu tb antes de ter filho achava estranho criança que já anda mamando. Agora acho lindo demais!!! Também somos viciados em colinho aqui! Beijos

Juliani disse...

Que foto linda!!

márcia disse...

tava inspirada hein, Mari?! ô lindeza de foto&texto.

beijos

Mari Hart disse...

Que LINDO Mari! E amei a foto! Alguns momentos merecem ser paralizados para serem registrados e lembrados eternamente! Esse é um deles, certamente! Bjo enorme!

Beca Bricio - Mulher que pariu disse...

Não preciso nem comentar sobre a foto. Perfeita. Para amamentar, não tem hora e muito menos lugar.

Parabéns Mari!!!


um beijão

Dê Freitas disse...

Que linda foto...e que saudades da minha Pipoca mamando...

bjks,

Verônica disse...

Olá, tudo bem?

Gostei muito do conteúdo do seu blog, gostaria de enviar uma proposta de artigo, caso tenha interesse, por favor, entre em contato pelo meu email, (veronica.fassoni@gmail.com).

Abraços,
Verônica
www.falaturista.com.br

Mamãe do Otávio disse...

eita que foto mais linda! acompanho vcs mas não comento muito, nessa não teve jeito, ta muito lindo mesmo!
beijos em vcs
e feliz Natal! :)

Celi disse...

Mari que foto linda! Um momento inesquecível e que merece mesmo ser fotografado, registrado em todos os sentidos. Uma relação maravilhosa. Olha só essa mãozinha. Sempre amei ficar admirando as mãos dos meus filhos apoiadas no meu peito. Lindo, né? Logo, logo estarei vivendo isso novamente. Um desejo, uma alegria sem tamanho.
Aproveite muito sua viagem para Floripa.
Um grande beijo.

Neda disse...

AMEI!!!!!
BEIJOS

Thaísy disse...

Que Lindo!!!

Tô aprendendo direitinho viu??? AMAmentar é tudo de maravilhoso!!!

Dani Garbellini disse...

O texto está incrível, mas a imagem, gente!!! MARAVILHOSA.

Deu saudade aqui... de amamentar e do mar.

Beijão!

Paloma, a mãe disse...

Linda foto, Mari, ainda bem que vc registrou. Cali adora esta modalidade, mamar no mar é o que há!
Beijos

(Mamãe) ~Pinel disse...

Foto mais LINDA!!! =D
Espero que o meu segundinho seja assim também, mas não para eu pagar língua (porque isso eu fiz com a Lara, que parou de mamar com 5 meses), e sim para realizar um sonho de amamentar até... até! hhahahahhaha


Enquanto você vai pro Sul, eu vou pra Ilhéus na primeira semana de Janeiro! É ai pertinho, né??

Beijo!!!

Mãe de três disse...

Amamentar é tudo de bom, eu sempre preguei isso e acho feio é mamães com bbs recem nascidos oferencendo mamadeira ao invés de peitões, eu amamentei enquanto pude, sei que fiz meu melhor, e acho lindo cenas assim como a da sua foto, te admiro por isso, uma grande bjk

Sandra Hellen Kautto disse...

Que lindos!!! Vocês parecem tão serenos, tranquilos e totalmente conectados!

Beijos

Carolina Pombo disse...

Emocionante!!!

Mari, quando você vier aqui pelas bandas do Rio, vem nos visitar!!!

Beijos

Mamãe do Enzo disse...

que lindooooooo !!!! Aqui tmb tem agua quente na lagoa da conceição hehe bjuu

http://maeefeliz.blogspot.com/

Marina Minari disse...

Tuuuuuuudo de maravilhoso. O meu Theo ainda não mamou nessas águas, mas ainda na barriguinha foi fotografado aí, numa poça só nossa :D

Thaiz Rodrigues disse...

Que foto linda!!Theo vai fazer 1 ano essa semana e ainda tá firme e forte no mamá =)
Bjoo, adorei seu blog!